LÍNGUAS

O CEL disponibiliza aos seus alunos o ensino de línguas nas áreas de:
ALEMÃO

ESTUDO DA LÍNGUA ALEMÃ NA UNICAMP
O ensino de Alemão no CEL visa atender às necessidades específicas de um público adulto com perfil acadêmico. Isso implica em uma ênfase maior no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, porém sem deixar de lado as demais habilidades (compreensão auditiva e fala). O material didático usado nas disciplinas de alemão é Blaue Blume (Editora da Unicamp, 2011), que oferece uma grande variedade de textos autênticos e possibilita reflexão crítica sobre os temas tratados. Além disso, treina sistematicamente diferentes estratégias de aprendizagem, notadamente de leitura, que auxiliam o aluno no desenvolvimento de sua autonomia. A oferta padrão da Área compreende 360 horas/aula ou seis semestres.

DISCIPLINAS OFERECIDAS

A Área de Alemão do CEL oferece atualmente seis níveis de alemão: LA114, LA214, LA314, LA414, LA514, LA614, com duração de 60 horas semestrais cada. O Alemão I (LA114) não possui pré-requisito, portanto o aluno interessado deve solicitar matrícula diretamente na Diretoria Acadêmica (DAC). A demanda pelo nível inicial é muito alta e costuma ser bem maior do que as vagas disponíveis. Portanto, infelizmente nem todos os solicitantes podem ser contemplados. As demais disciplinas (LA214 a LA614) possuem pré-requisito, que pode ser comprovado pela aprovação no nível anterior ou mediante Teste de Proficiência, o qual se dirige a alunos que já possuem conhecimentos prévios de alemão. As inscrições são feitas no site da DAC e as datas de inscrição e aplicação constam do Calendário Escolar de Graduação da universidade.

Além disto, a Área de Alemão possui uma oferta pela Extensão do CEL, oferecida conforme demanda da comunidade e disponibilidade docente. A oferta compreende tanto cursos gerais de língua alemã quanto cursos específicos de alemão em contexto universitário.

  • Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD - Serviço Alemão de
    Intercâmbio Acadêmico)

Desde o primeiro semestre de 2015, a Área de Alemão conta novamente com a presença de uma professora visitante do DAAD, e desde o 2º semestre de 2017 também com um/a Assistente de Língua. O programa de Leitorados do DAAD visa fomentar a difusão da língua, literatura e cultura alemãs, além de incentivar a cooperação científica nas diferentes áreas de conhecimento. A representante do DAAD oferece consultoria junto à DERI (Diretoria Executivo de Relações Internacionais), é responsável pela aplicação de provas de certificação em língua alemã, além de atuar nos cursos de Extensão da Área de Alemão. A Assistente de Língua é responsável por duas disciplinas de Graduação por semestre.

PROJETOS:

Além dos cursos oferecidos na Graduação e na Extensão, a área de Alemão conta com dois projetos artísticos, que promovem vivências da língua e cultura através da arte. Por um lado, trata-se do projeto Theatergruppe “Die Deutschspieler”, atuante desde 2015, que se propõe a encenar peças de autores de língua alemã. O grupo está sob a coordenação da profa. Norma Wucherpfennig e do prof. Wanderley Martins (IA). Pelo outro lado, trata-se do grupo de música, Die Musikgruppe, é um grupo de estudantes de todas as áreas, formado no primeiro semestre de 2017 com o objetivo de cantar e arranjar músicas contemporâneas em alemão e assim, se aprofundar no estudo do alemão. O grupo está sob a coordenação da profa. Anisha Vetter.

A Área participou do Edital CAPES/DAAD nº 14/2014 (Programa de Assistente de Ensino de Língua Alemã para projetos institucionais), submetendo o projeto “Alemão para fins acadêmicos: da distância à imersão, gerenciando as habilidades conexas desafios para um(a) GTA na Área de Alemão do CEL/Unicamp”, o qual foi aprovada com vigência de quatro anos. A primeira assistente (German Teaching Assistant – GTA) – Julia Haack – atuou junto à Área de 03/2015 a 07/2017.

CORPO DOCENTE

Atualmente, a Área de Alemão conta com três docentes, uma Representante do DAAD e uma Assistente de Língua do DAAD:

ATENÇÃO: Assuntos relacionados às vagas (solicitação, atribuição e matrícula) e processo de inscrição ao Teste de Proficiência devem ser tratados diretamente com a secretaria do CEL. Não compete ao docente responder por essas informações.

FRANCÊS
HEBRAICO
ITALIANO
JAPONÊS
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
RUSSO

Unicamp

logo white PRG

iel

© Copyright 2017 . Centro de Ensino de Línguas/All Rights Reserved desenvolvido por CEL

Search