Image

ÁREA DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

 
O Centro de Ensino de Línguas da Unicamp (CEL) oferece cursos de português específicos para falantes de espanhol em dois semestres (níveis I e II) e para falantes de outras línguas também em dois semestres. Oferece ainda um nível III que reúne alunos de todas as nacionalidades e um curso específico de produção de textos para alunos de nível avançado.

As vagas são inicialmente direcionadas aos alunos de graduação da Unicamp, mas os alunos de pós-graduação também podem frequentar os cursos. Caso haja vagas remanescentes, também são aceitos alunos da comunidade externa (desde que com diploma de graduação). Os procedimentos necessários e as informações para ingressar nas disciplinas são divulgados no site do Centro a cada início de semestre e seguem as normas estabelecidas pela Unicamp, através da DAC e do CEL. Os interessados devem passar por um processo de entrevistas para classificar os estudantes nos níveis e nas turmas adequados. Os cursos do CEL não aceitam alunos ouvintes, mas apenas estudantes oficialmente matriculados.



A PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM


Os cursos de português para estrangeiro do CEL têm como proposta fazer com que os alunos construam competência de uso da língua na interação com textos, com os participantes da sala de aula e com o meio social no entorno, por meio da realização de tarefas e projetos. Os programas enfatizam o uso da língua em situações de interação e a participação ativa dos alunos, permitindo que se posicionem de forma autoral na construção dos discursos. Os materiais didáticos são produzidos exclusivamente para os cursos do Centro e têm a finalidade de fornecer subsídios para que os alunos desenvolvam compreensão e produção oral e escrita em língua portuguesa. As aulas objetivam apresentar e discutir questões linguísticas e sócio-histórico-culturais de maneira que os alunos possam participar das atividades acadêmicas e sociais na universidade e em outros espaços de convívio.



Docentes

Profa. Ms. Meirélen Salviano Almeida

Profa. Dra. Patrícia Aparecida de Aquino

Atenção

Assuntos relacionados às vagas (solicitação, atribuição e matrícula) e processo de inscrição ao Teste de Proficiência devem ser tratados diretamente com a secretaria do CEL. Não compete ao docente responder por essas informações.

Docentes

Profa. Ms. Meirélen Salviano Almeida

Possui licenciatura em Letras e bacharelado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). É Professora de Português para Estrangeiros no Centro de Ensino de Línguas da Unicamp. É aplicadora do exame Celpe-Bras desde 2000, e participa das equipes de elaboração e correção do exame. Foi coordenadora da Redação do Vestibular da Unicamp por mais de 10 anos e é professora de português para estrangeiros desde 1999. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de português como língua adicional, exames de proficiência e redação de vestibulares. Atualmente é doutoranda no programa de Linguística Aplicada da Unicamp, tendo como tema de pesquisa o exame Celpe-Bras.

Rua Cora Coralina, 300 | caixa postal: 6004 – CEP: 13.083-896
Cidade Universitária, Campinas (SP) | Fone: (19) 3521-1987

Edital PED