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EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DOCENTE DO CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS (CEL) UNICAMP

Nº 001/2020

O Centro de Ensino de Línguas da UNICAMP, no exercício das suas competências, torna público o Edital de seleção de candidaturas para o Programa de Estágio Docente (PED):

1. DA FINALIDADE

1.1. O Programa de Estágio Docente no CEL tem como finalidades.

1.1.1. A aquisição por parte do aluno de experiência didática (em sala de aula ou em plantões e estudos dirigidos extraclasse).

1.1.2. O auxílio em ministrar disciplina, sobretudo em atividades voltadas a uma maior fixação dos conteúdos expostos em sala de aula pelo docente da disciplina.

 

2. DAS CONDIÇÕES GERAIS 2.1.3 Alunos cujos projetos forem aprovados e que não receberem auxílio financeiro constarão como estagiários voluntários do PED.

2.1 A seleção será regida por este edital e executada pela Comissão PED do CEL.

2.1.2 As inscrições deverão ser apresentadas de acordo com o cronograma deste edital (vide Anexo I).

2.1.4 Para informações detalhadas sobre a inscrição e os prazos, alunos e docentes devem consultar o Anexo I e a página com instruções para o PED/SIGA disponível no site do CEL.

2.1.5 Podem contam com estágio PED as disciplinas que forem ministradas por professores com o título de doutor. A lista de disciplinas está disponível na página do CEL.

 

3. DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA

 

3.1. Os candidatos a estágio PED deverão ser alunos regularmente matriculados nos Programas de Pós-graduação (Mestrado ou Doutorado).

3.2. Para se inscrever como candidato a estagiário PED na categoria B, o aluno deve cumprir as seguintes exigências:

a) estar em dia com seu Programa de Pós-Graduação e ter aprovação do orientador para participar do programa.

b) ter coeficiente de Rendimento maior ou igual a 3,0 (três).

c) ter sido aprovado em avaliação anterior, caso já tenha participado do PED.

d) dedicar ao estágio o número de horas previsto no regimento (até 8 horas semanais). e) cumprir carga didática prevista no regimento (entre 1/3 e 2/3 no semestre, no máximo 60 horas semestrais). Para detalhes, veja-se o Anexo II deste Edital.

f) atuar no máximo: a) em duas disciplinas com siglas distintas, desde que justificado no projeto individualizado da disciplina e respeitando o máximo de uma turma em cada disciplina, ou b) em duas turmas, no caso de atuar em uma única disciplina.

 

3.3. Para se inscrever como candidato a estagiário PED na categoria C, o aluno deve cumprir as seguintes exigências:

a) estar em dia com seu Programa de Pós-Graduação e ter aprovação do orientador para participar do programa.

b) ter coeficiente de Rendimento maior ou igual a 3,0 (três).

c) ter sido aprovado em avaliação anterior, caso já tenha participado do PED.

d) dedicar ao estágio o número de horas previsto no regimento (até 8 horas semanais).

e) cumprir carga didática prevista no regimento (até 1/3 no semestre). Para detalhes, veja-se o Anexo II deste Edital.

f) atuar em apenas uma disciplina e no máximo em duas turmas da mesma disciplina.

 

4. DOS BENEFÍCIOS E VANTAGENS

4.1. Alunos cujos projetos de estágio PED forem aprovados, mas não contemplados como auxílio financeiro, constarão como estagiários PED voluntários.

4.2. Alunos cujos projetos de estágio PED forem aprovados com auxílio financeiro, receberão o auxílio em até 05 parcelas mensais.

4.3. Aos alunos PED, voluntários ou não, preveem-se:

4.3.1 Apoio logístico para requisição de equipamentos e de espaços para atividades didáticas e laboratoriais.

4.3.2 Suporte didático: o discente deve “participar da atividade de preparação didático-pedagógica a ser proposta pela Comissão Coordenadora do PED” (em atendimento à resolução PED, Art. 11, § 3º).

 

5. DAS OBRIGAÇÕES

5.1. Caberá ao aluno participante do Projeto PED, voluntário ou não:

a) cumprir as atividades planejadas no projeto aprovado.

b) seguir as normas previstas no regimento quanto a frequência às aulas.

 

5.2. Caberá ao Professor responsável pelas disciplinas que contem com assistência PED:

a) acompanhar a execução das atividades previstas no plano de trabalho

b) atestar a frequência mensal do estagiário.

c) avaliar a atuação do estagiário PED, o impacto das atividades na disciplina e na formação do estagiário.

 

6. DA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

6.1. As candidaturas deverão apresentadas pelos alunos apenas após consulta ao orientador e professor responsável pela disciplina, seguindo instruções disponíveis no Anexo I deste Edital.

6.2. Antes da inscrição no Sistema SIGA, em período específico (vide Anexo I), o aluno deverá enviar à Secretaria de Pós-Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ), com cópia para o orientador e professor responsável pela disciplina, um formulário de pré-inscrição, em que constam dados acadêmicos e o planejamento das atividades a serem desenvolvidas.

6.3. A partir deste formulário, alunos e respectivos projetos serão avaliados quanto ao mérito e pertinência ao Programa de Estágio Docente do CEL, conforme definido no Plano de Participação do Centro. Uma vez aprovados os alunos e projetos, procede-se à seleção dos que receberão Auxílio financeiro PED, segundo critérios de cada Programa, e dos que constarão como voluntários. Código de campo alteradoCIDADE UNIVERSITÁRIA "ZEFERINO VAZ" 7. DA SELEÇÃO

6.4. As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade do proponente, reservando-se a Comissão PED o direito de cancelar a candidatura que não estiver preenchida de forma completa e correta.

 

7. DA SELEÇÃO

7.1. A Seleção das Candidaturas será realizada pela Comissão PED do CEL e levará em conta os critérios definidos no CEL (ver Plano de Participação), aplicados segundo as prioridades de cada língua.

7.2. As inscrições incompletas, enviadas de forma indevida, fora dos prazos estabelecidos ou em desacordo com as respectivas instruções deste Edital serão automaticamente canceladas.

7.3. Os projetos serão avaliados no SIGA pela Comissão PED da PRPG em relação a adequação às regras anteriormente citadas.

7.4. A classificação final será estabelecida pela ordem decrescente. Em caso de empate, a comissão de PED indicará os itens levados em consideração para o desempate em relatório final de seleção.

7.5. Após a seleção feita pela Comissão PED, a Secretaria de Graduação divulgará por mensagem eletrônica e no site o resultado dos selecionados (voluntários e com auxílio) em cada Programa.

7.6. As informações prestadas são de inteira responsabilidade o(a) candidato(a), podendo a Coordenação do Programa de Pós-Graduação e/ou a Comissão PED excluí-lo(a) da seleção se a documentação requerida for apresentada com dados parciais, incorretos ou inconsistentes, bem como se constatado posteriormente serem aquelas informações inverídicas.

 

8. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

8.1. O professor responsável pelo Projeto e o estagiário PED (voluntário ou não) deverão elaborar e submeter via SIGA relatório de Estágio Docente conforme demanda e prazos da PRPG.

 

9. DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS

9.1. Casos omissos ou excepcionais serão analisados pela Coordenação de Disciplinas do CEL e pela Comissão PED.

 

Campinas, 27 de julho de 2020 CIDADE UNIVERSITÁRIA "ZEFERINO VAZ"

ANEXO I – CALENDÁRIO E ETAPAS DE SUBMISSÃO DOS PROJETOS

1. Pré-Inscrição: 06 a 16 de julho de 2020

No CEL, todas as disciplinas das línguas ministradas por professores doutores são elegíveis para o PED. Portanto, os alunos interessados em participar do PED deverão, inicialmente, procurar os professores que oferecerão disciplinas na Graduação para verificar a possibilidade e se candidatar. Após isso, deverão preencher o Formulário de Pré-Inscrição e enviarem formato “.doc” ou “.docx”, no período informado, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para o docente responsável (ou docentes responsáveis) pela(s) disciplina(s) em que pretende atuar, bem como para o orientador de Mestrado ou Doutorado.

É com base nas informações dos formulários de Pré-Inscrição que a Comissão fará a avaliação do mérito dos projetos e a distribuição dos auxílios. Portanto, aqueles que efetuarem apenas a inscrição no SIGA não serão contemplados e serão automaticamente colocados na lista de espera.

 

2. Inscrição dos alunos no SIGA: 30 de julho a 05 de agosto de 2020

Tendo feito a pré-inscrição, os alunos deverão realizar a inscrição no SIGA no período acima indicado, conforme instruções do sistema e do Manual. Caso o aluno se inscreva no SIGA sem ter feito a pré-inscrição, será automaticamente colocado em lista de espera. Atenção: o aluno que, embora tenha feito a pré-inscrição, não se inscrever no SIGA no período indicado, não participará do programa.

 

3. Submissão dos Projetos: 17 a 21 de agosto de 2020

Os professores supervisores das disciplinas deverão registrar no sistema SIGA as informações do Projeto PED (que devem ser as mesmas já enviadas no formulário da Pré-inscrição), conforme instruções do sistema e do Manual.

 

4. Confirmação de Participação pelo Aluno: 17 a 24 de agosto de 2020

Mesmo já tendo passado pela etapa de pré-inscrição e assumido o compromisso com o docente, o aluno deverá entrar no sistema para confirmar sua participação como estagiário. Sem a confirmação, toda a inscrição é invalidada.

 

5. Aprovação do Orientador: 17 a 25 de agosto de 2020

Todo o processo de inscrição no PED deve ser feito pelo aluno com anuência do orientador, que, além de autorizar o aluno na fase inicial, deverá entrar no sistema em período específico para confirmar sua concordância. Sem essa confirmação, toda a inscrição é invalidada. CIDADE UNIVERSITÁRIA "ZEFERINO VAZ"

ANEXO II – REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

ALUNOS DE DOUTORADO - Podem atuar como PED-B, por até 5 semestres, independentemente de ser B ou C, com ou sem auxílio financeiro.

 

PED-B: Atividades de docência parcial sob supervisão

- Podem participar apenas alunos de Doutorado que já tenham participado anteriormente como PED C ou com experiência docente prévia devidamente comprovada.

- Atuação em 01 única disciplina, com no máximo de 2 turmas OU 02 disciplinas com no máximo 1 turma cada

- Disciplinas de até 90 horas semestrais: mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária para o PED.

- Disciplinas acima de 90 horas semestrais: mínimo de 30 horas e máximo de 60 horas para o PED.

 

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