BLOG

Língua estrangeira, educação e diversidade - um olhar sobre discursos extremistas na prática pedagógica em língua estrangeira

Língua estrangeira, educação e diversidade - um olhar sobre discursos extremistas na prática pedagógica em língua estrangeira

Em um cenário em que vivenciamos a propagação de discursos de ódioEm um cenário em que vivenciamos a propagação de discursos de ódiocomo efeito de medidas políticas, em que a voz do autoritarismo parece silenciaras diferenças e as minorias, em que noções de responsabilidade social e empatiaparecem estar sendo sobrepostas por uma lógica neoliberalista, o ensino delínguas, que nunca se constitui como um processo ingênuo, desideologizado,deve agora, a nosso ver, tornar explícito que se trata, como sempre, de umaempreitada política.

Sobretudo em contextos de internacionalização violenta (ANDREOTTI et al., 2015) marcados por uma hipervalorização da língua estrangeira como commodity (JORDÃO; MARTINEZ, 2015), partimos da premissa de que um ensino de bases formativas, críticas e orientado para a cidadania (ROCHA; MACIEL, 2013) e para a interculturalidade (KAWACHI, 2018) pode criar condições para a problematização de noções objetificadoras das línguas estrangeiras/adicionais.

 

Fonte: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9786555060560-471/list?fbclid=IwAR1kwuqhVFrudTIi39sCKmvo6QXeQ316-7ur5YCeG9rrWBjXWaoaMLuTY#undefined

Rua Cora Coralina, 300 | caixa postal: 6004 – CEP: 13.083-896
Cidade Universitária, Campinas (SP) | Fone: (19) 3521-1987

Edital PED