Mesa redonda – Tecnologia e formação de professores

Profa. Dra. Emeli Pereira Luz (CEL-UNICAMP) - Prof. Ms . Joacyr T. de Oliveira (CEL-UNICAMP) - Prof. Dr. Rodrigo Esteves Lima Lopes (IEL-UNICAMP)

A tecnologia está em constante desenvolvimento e sua demanda se faz presente em sala de aula. Mesmo não sendo fundamental para que os objetivos propostos sejam atingidos, ela pode melhorar e agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem; portanto, não deveria ser percebida como algo secundário. O objetivo desta mesa é discutir: 1. aspectos relacionados à formação pré-serviço de professores para a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação; 2. implementação de recursos digitais como ferramentas transformadoras em sala de aula.

Rodrigo Esteves de Lima Lopes

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os processos de inclusão tecnológica no ensino de línguas. Nesse sentido, busca-se entender como aspectos técnico-sociais podem ser levados em conta de forma a evitar a valorização fetichistas e descontextualizadas de processos tecnológicos. Parte-se de uma definição do conceito de tecnologia e seu papel dentro da escola, assim como em um contexto social mais amplo de forma a observar como tal inclusão pode levar à construção da cidadania por meio de práticas midiáticas conscientes. Tais práticas podem contribuir para o ensino a media que têm como elemento norteador a comunicação midiaticamente relevante.