Mesa-redonda - "Aprender/Ensinar alemão em contextos universitários: possibilidades e desafios do século XXI"

Moderador: Prof. Dr. Paulo Oliveira (UNICAMP), Profa. Dra. DörtheUphoff (USP) - Profa. Ms. Valeria Wilke (UNC, Córdoba, Argentina) - Profa. Ms. KatharinaHerzig (UdeG, Guadalajara, México)

15 anos atrás, o I Colóquio sobre o Ensino de Línguas em Contexto Universitário (2004) colocava em foco as especificidades do fazer acadêmico como questão central – por oposição ao ensino/aprendizagem de línguas em contexto escolar ou para viagens ao exterior, dentre outros. Nesse meio tempo, os processos de globalização e interconexão digital desencadearam mudanças radicais nesse cenário, sobretudo pela disponibilidade de ferramentas e materiais diretamente acessíveis via internet, bem como pelas possibilidades da comunicação e interação digitais. Neste contexto, a tensão entre as especificidades locais e do público-alvo, por um lado, e a integração e as escalas de competência globais, por outro, também devem ser reexaminadas. Outra condição importante para o ensino do alemão no ensino superior é o papel da língua inglesa como língua franca em muitos campos do conhecimento e nos tipos de publicação. Que possibilidades e desafios surgem desses fatores e desenvolvimentos para ensinar e aprender alemão em universidades latino-americanas?

Bilinguismo - português e espanhol: la convivencia en Iberoámerica com otras lenguas"